GeoRisk LogoGeoRisk
Equipe do GeoRisk
PessoasNaMesa

Nossa equipe se orgulha de apresentar o Georisk, um sistema desenvolvido para transformar dados e análises complexas em informações práticas sobre o risco de deslizamentos de terra. Fruto de anos de pesquisa, colaboração multidisciplinar e compromisso com a excelência, o GeoRisk é mais do que uma ferramenta: é a materialização do conhecimento coletivo para promover tomada de decisões baseadas em evidências.

O GeoRisk se consolida como um marco na missão do Cemaden ao integrar ciência, tecnologia e inovação à serviço da gestão de riscos e desastres do Brasil. Seu desenvolvimento só foi possível devido ao apoio de Programas de Capacitação Institucional (PCI) e de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), que permitiram a integração de novos profissionais qualificados; além de recursos humanos, tecnológicos e de infraestrutura disponibilizados pela instituição.

Seguiremos aprimorando o sistema, incorporando novos dados e avanços científicos, sempre guiados pelo rigor técnico e pela responsabilidade social que definem o trabalho de nossa equipe.

Integrantes
/SaibaMais/equipe/Pedro3x4.png
https://www.linkedin.com/in/pedro-camarinha/https://lattes.cnpq.br/0554631424547411
Pedro Ivo Camarinha
Com a experiência adquirida na Sala de Situação do Cemaden, em geotecnia e análises de risco, desenvolveu um modelo conceitual voltado ao aprimoramento das decisões relacionadas ao envio de alertas. Com visão estratégica e espírito colaborativo, reuniu uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos a transformar ideias promissoras em soluções práticas. Com o apoio institucional, desde 2019 coordena as atividades de desenvolvimento, calibração, validação e implementação do sistema, assegurando melhorias contínuas e consolidando o projeto como uma ferramenta operacional inovadora e eficiente.
/SaibaMais/equipe/Guilherme4x4.jpeg
https://www.linkedin.com/in/guilherme-seki-a52b2175/https://lattes.cnpq.br/2515274809821413
Guilherme Yukio Seki
Guilherme Seki integra a equipe do projeto GeoRisk desde 2021, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento de diversas etapas do projeto. Entre suas principais contribuições estão a criação do modelo time-lagged ensemble, a calibração de modelos, a otimização do processamento de dados e o aumento da robustez do sistema operacional. Além disso, Guilherme foi responsável pela integração do modelo com dados pluviométricos e pela implementação de novas aplicações, reforçando a eficiência e a precisão da ferramenta.
/SaibaMais/equipe/Leandro3x4.png
https://www.linkedin.com/in/leandro-patrico/https://lattes.cnpq.br/8018564260829382
Leandro Fernandes Patrício
Desenvolvedor front-end e mestre em pela oceanografia USP, atua no Cemaden desde 2023. Responsável pela construção da ferramenta GeoRisk, aplicou tecnologias modernas como Next.js, TypeScript e TailwindCSS para criar interfaces escaláveis e responsivas. Focado em boas práticas de desenvolvimento, utilizou ESLint e SonarQube para garantir a qualidade e manutenibilidade do código, além de Context API e custom hooks para otimização e performance. Os desafios técnicos da elaboração desta ferramenta foram transformados em soluções práticas e robustas, garantindo uma experiência de usuário eficiente e alinhada às necessidades do projeto.
/SaibaMais/equipe/Jaqueline4x4.png
https://www.linkedin.com/in/jaqueline-papini-pmp-9b605616/https://lattes.cnpq.br/4096476605463604
Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares
Servidora do Cemaden, Jaqueline integra o projeto GeoRisk desde 2023, atuando na gestão das atividades e na operacionalização dos produtos dentro da infraestrutura da instituição. Entre suas principais contribuições, destacam-se o versionamento dos códigos via GitLab, a elaboração de documentação técnica na Wiki institucional e a aplicação de boas práticas de programação. Também realiza a análise de código com ferramentas como o SonarQube e atua na integração e disponibilização dos sistemas no ambiente do Cemaden. Além disso, oferece orientações arquiteturais e contribui para a melhoria contínua dos produtos.
/SaibaMais/equipe/Fabio3x4.jpeg
https://www.linkedin.com/in/fabio-diniz-5a0721130/https://lattes.cnpq.br/7315142282079768
Fábio Luiz Rodrigues Diniz
Atuou na fase inicial do projeto, sendo responsável por transformar o modelo conceitual do sistema em uma solução concreta. Sua experiência em meteorologia e programação foi essencial para implementar as primeiras rotinas operacionais, o que possibilitou a sistematização dos resultados gerados. Esses resultados foram fundamentais para explorar o potencial do sistema e criar um banco de dados para posterior validação. Além disso, contribuiu com insights inovadores, como a aplicação da técnica de time-lagged ensemble.
/SaibaMais/equipe/Ana3x4.png
https://www.linkedin.com/in/ana-carolina-paiva-4610a055/https://lattes.cnpq.br/6553609290690930
Ana Carolina Paiva
Entre 2020 e 2023, Ana Carolina Paiva contribuiu no desenvolvimento, calibração e validação da ferramenta GeoRisk. Durante esse período, sua atuação esteve voltada principalmente para as análises de desempenho da ferramenta em comparação com o banco de dados de ocorrência e a previsão de risco geo-hidrológicos do CEMADEN.
/SaibaMais/equipe/Diego3x4.jpeg
https://www.linkedin.com/in/diegoosouza/https://lattes.cnpq.br/3477491312319918
Diego Oliveira de Souza
Sua atuação esteve ligada às discussões técnicas e ao suporte no desenvolvimento computacional para a materialização do GeoRisk. Sua experiência na meteorologia foi fundamental para transformar conceitos teóricos em uma solução operacional, garantindo a estruturação das rotinas computacionais para que os modelos fossem aplicáveis na prática. Sua atuação também se destaca pela disponibilização de um modelo de previsão numérica proveniente de outro projeto de pesquisa sob sua coordenação, o que foi fundamental para a calibração do GeoRisk e sua operacionalização.
Colaboradores
  • Marcelo SeluchiCoordenador-Geral de Operações e Modelagem
  • Carla Correa PrietoTecnologista - Geodinâmica
  • Elisabete Weber ReckziegelTecnologista - Geodinâmica
  • Enos Nobuo SatoTecnologista - Geodinâmica
  • Frederico Fernandes de ÁvilaTecnologista - Geodinâmica
  • Harideva Marturano EgasTecnologista - Geodinâmica
  • João Paulo Lima de PaulaTecnologista - Geodinâmica
  • Juliano Oliveira Martins CoelhoTecnologista - Geodinâmica
  • Rodrigo Augusto StabileTecnologista - Geodinâmica
  • Tulius Dias NeryTecnologista - Geodinâmica
  • Márcio Roberto AndradePesquisador - Geodinâmica
  • Rodolfo Moreda MendesPesquisador - Geodinâmica
  • Caroline Estéphanie MourãoTecnologista - Extremos Meteorológicos
  • Saulo Barros CostaTecnologista - Extremos Meteorológicos
  • Rafael Alexandre Ferreira LuizTecnologista - Desastres Naturais
  • Tiago BernardesTecnologista - Desastres Naturais
  • Vanessa CanavesiTecnologista - Desastres Naturais
  • Analee SassoEspecialista de Usabilidade
  • Eduardo Fávero Pacheco da LuzTecnologista - Tecnologia da Informação
  • Adenilson Roberto CarvalhoTecnologista - Tecnologia da Informação
  • João Victor Cal GarciaTecnologista - Tecnologia da Informação
  • Carlos Koji MorikaneTecnologista - Infraestrutura e Suporte
  • Marcus Vinicius Salgado MendesTecnologista - Infraestrutura e Suporte
  • Marcelo ReisInfraestrutura e Suporte
Agradecimentos

Agradecemos à todos que compõem a Coordenação-Geral de Operação e Modelagem (CGOM), especialmente aos especialistas da Sala de Situação; a Coordenação-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento (CGOP), a Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados (DIPIN) e à Direção do Cemaden pelo apoio institucional, contribuições e confiança depositada no desenvolvimento do projeto.

Iniciativas e projetos parceiros
  • Plataforma de Entrega de Dados do Cemaden (PED);
  • Registro de Eventos de Inundações e Deslizamentos do Cemaden (REINDESC);
  • Projeto de Pesquisa: “Sistema de alerta antecipado multiescalar para deslizamentos de terra integrando produtos meteorológicos de alta resolução, características geotécnicas e populacionais”
  • Produto de Precipitação MERGE (CPTEC-INPE);
  • Reunião de Impactos do Cemaden-MCTILink para acesso de yputube